Postado em: sábado, 28 de janeiro de 2017

Pérolas Esparsas - 35 - QUERES SER PERFEITO?

QUERES SER PERFEITO?

28/01/2017

"A qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. E ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. E, se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais?" Sermão da Montanha, palavras do Salvador, Mat.5:39-47.

Se você ler só mais um pouquinho a sequência do trecho acima, verá que perfeição cristã tem a ver com isso: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito vosso pai que está nos céus.". Verso 48.

Lucas, outro grande evangelista, interpretando corretamente esse mesmo sermão, escreveu: "Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.". Luc.6:36.

Portanto, perfeição tem a ver direta e primeiramente com misericórdia, com graça, com amor ao próximo. Quer mais uma prova? "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu." Mat. 19:21.

Mas, eu quero incluir outros itens no processo de ser perfeito, posso? Coisas tais como deixar de comer e beber isso ou aquilo, vestir isso ou aquilo, ouvir isso ou aquilo, morar aqui ou acolá, posso? Sim, posso, não há nada contra isso, esse é um processo individual. Basta que eu tenha base bíblica, não tire nada do contexto, não misture tradições, costumes e gostos pessoais com doutrinas ou dogmas, não torça textos bíblicos, e, mais importante, não use meu comportamento como régua própria para medir a santificação do meu irmão.

Mas, primeiro que tudo, antes de mais nada, preciso amar, amar muito, todo o tempo, não apenas pelas palavras que falo, pelos textos que escrevo, mas por ações reais. De nada me adianta viver uma vida de tolerância zero em relação a itens comportamentais e não amar genuinamente, não somente o meu próximo, mas meu próprio inimigo, meu desafeto, meu adversário ou oponente em qualquer área da minha vida, pessoas que não gostam de mim.

Não é pouca coisa o que Jesus associou com a perfeição e pede de mim. E Ele ainda disse mais: "Vai, faze isso, e depois vem e segue-me." Mat. 19:21. Foi como se dissesse: "Ame, depois a gente conversa".

Que Deus me ajude a compreender o que é ser perfeito. Que me ajude a não usar álibis e argumentos desonestos, ainda que inconscientemente, para justificar posições pessoais, seja no sentido de afrouxar ou de radicalizar nas diversas questões da vida cristã. Que ele me ajude, principalmente, a não usar minha justiça própria como moeda de troca na questão da salvação. Ou não serei, jamais, usuário de Sua maravilhosa graça.

Mário Jorge Lima./
São Paulo, 28/Janeiro/2017.

Autor: Mário Jorge Lima
São Paulo, 28/Janeiro/2017.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso [a salvação pela graça] não vem de vós; é dom de Deus.” Ef. 2:8.

0 comentários:

Postar um comentário

Esse Blog não se prestará a polêmicas doutrinárias, é apenas devocional. Você não precisa concordar comigo e pode dar sua opinião livremente, se não for agressiva nem fugir aos princípios de convivência cristã, será publicada.