Postado em: segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Pérolas Esparsas - 27 - IMPECABILIDADE

IMPECABILIDADE

26/09/2016

Onde houver seres criados com vontade livre e poder de escolha, não haverá impecabilidade. Sempre existirá a possibilidade de pecar, mesmo na eternidade, a menos que não tenhamos mais o chamado livre arbítrio. Foi assim no céu, certamente é assim em todos os mundos criados que nunca pecaram. Deus é o Deus da liberdade, que não oprime, não força, não exerce tirania.

Isso não constituirá uma ameaça à felicidade eterna, pois, o que impedirá a recorrência do pecado, muito mais que uma transformação corpórea ou orgânica, será um coração cheio do amor de Deus, uma mente experiente que vivenciou as mazelas originadas pelo pecado, uma natureza novamente sem tendência pra pecar, a presença física de Deus conosco para sempre.

Aprendamos, de uma vez por todas, que impecabilidade é um atributo apenas da Divindade, nenhum ser criado a possui ou a possuirá. Após a caminhada da Santificação, por toda a vida crescendo na Graça, obteremos, em Sua vinda, a consolidação da perfeição completa em Cristo Jesus, quando "tudo que é imperfeito desaparecerá" (I Cor.13:10 - BLH). Mas, isso é diferente de impecabilidade.

Então, não gaste tempo discutindo se é possível viver sem pecar ou não. Ao invés disso, busque a vitória em Cristo, de modo que "não reine mais o pecado em vosso corpo mortal" (Rom.6:12). Não gaste tempo polemizando sobre se é possível ser perfeito ou não. Ao invés disso, prossiga "para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fil.3:14).

Faça uso diário do perdão de Deus, utilize a fórmula bíblica do arrependimento e confissão sempre que isso se fizer necessário - e será, até que Jesus volte.

Mas, não pense que conseguirá enganar a Deus, usando isso como álibi para praticar transgressões de caso pensado. Nenhum cristão consciente de sua salvação pela Graça agirá assim. Isso seria, no mínimo, falta de inteligência espiritual.

Mário Jorge Lima./
São Paulo, 26/Setembro/2016.

Autor: Mário Jorge Lima
São Paulo, 26/Setembro/2016.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso [a salvação pela graça] não vem de vós; é dom de Deus.” Ef. 2:8.

0 comentários:

Postar um comentário

Esse Blog não se prestará a polêmicas doutrinárias, é apenas devocional. Você não precisa concordar comigo e pode dar sua opinião livremente, se não for agressiva nem fugir aos princípios de convivência cristã, será publicada.