Postado em: quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Reflexões Sobre a Graça - 09 - SILOGISMO ENTRE GRAÇA, FÉ E OBRAS

SILOGISMO ENTRE GRAÇA, FÉ E OBRAS

05/11/2014

A propósito da minha última postagem, dois dias atrás, "Reflexões sobre a Graça – 08" em que comento aspectos relacionados com a questão da Salvação por Fé, por Obras, por Fé mais Obras, acrescento mais um comentário.

Às vezes tomamos as expressões SALVAÇÃO e JUSTIFICAÇÃO, e as usamos de forma indiscriminada. A própria Bíblia faz isso. Mas, quando compreendemos como isso funciona, fica bem claro que SALVAÇÃO é algo maior que a JUSTIFICAÇÃO. Na realidade, SALVAÇÃO é o processo dinâmico completo, que compreende as fases de JUSTIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO e GLORIFICAÇÃO.

Assim, podemos notar uma espécie de silogismo. Vamos ver isso na prática.

1) Sabemos que somos salvos pela GRAÇA, e quanto a isso não fica a menor dúvida. Mas, para nos apossarmos dessa GRAÇA é necessário que manifestemos FÉ, pois de nada adiantaria todo o maravilhoso Plano de Redenção se não crêssemos nele. Logo, é por isso que podemos dizer também que somos salvos pela FÉ. Embora saibamos que a FÉ não tem valor intrínseco para Salvação, o que ela tem é valor funcional, ao se apossar da GRAÇA. O que nos salva é, pois, a GRAÇA.

2) Da mesma forma, sabemos que somos justificados pela FÉ, e quanto a isso também não fica a menor dúvida. Mas, a FÉ, para que possa estar viva precisa apresentar OBRAS. Sem isso ela está morta e nem pode ser considerada FÉ. Logo, é por isso que podemos dizer também que somos justificados pelas OBRAS. Embora saibamos que as OBRAS não nos justificam de fato, elas estão acopladas na FÉ, são uma simples comprovação de que a FÉ existe. O que nos justifica é, pois, a FÉ.

OBSERVAÇÃO: Lembrando que, como foi dito na minha postagem anterior, fica muito claro que as Obras mencionadas por Tiago são as Obras da Fé, enquanto as Obras mencionadas por Paulo são as Obras da Lei, virtualmente diferentes. Se quiser saber a distinção entre elas leia a postagem anterior aqui:

https://www.facebook.com/notes/mario-jorge-lima/reflex%C3%B5es-sobre-a-gra%C3%A7a-08/10205150259740229

Espero que tenha conseguido ajudar. Que Deus nos abençoe, inspire, justifique a salve a todos.

Mário Jorge Lima./
São Paulo, 05/Novembro/2014.

Autor: Mário Jorge Lima
São Paulo, 03/Nov/2014.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso [a salvação pela graça] não vem de vós; é dom de Deus.” Ef. 2:8.

0 comentários:

Postar um comentário

Esse Blog não se prestará a polêmicas doutrinárias, é apenas devocional. Você não precisa concordar comigo e pode dar sua opinião livremente, se não for agressiva nem fugir aos princípios de convivência cristã, será publicada.