Postado em: sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1(6) - Comportamento x Relacionamento

Como esse é o nosso primeiro programa, numa transmissão ao vivo, deixem que me apresente melhor, pra quem entrou depois do nosso último contato.

Meu nome é Mário Jorge Lima. Sou carioca, vivo em São Paulo já há 18 anos, onde trabalho e sou feliz. Sou membro da Igreja Adventista de Moema. Sou casado, tenho cinco filhas, faço sempre questão de dizer, porque eu considero isso uma verdadeira bênção de Deus. Sou um homem abençoado.

Durante muitos anos da minha vida, nas congregações por onde passei, atuei com música na igreja. Hoje estou bem afastado, não atuo mais com música de forma efetiva.

Mas, por outro lado, tenho atuado com pregação da Palavra, apresentação de palestras e Evangelismo.

Minha principal atividade espiritual hoje é a coordenação do Projeto Evangelístico Adveniat, um projeto itinerante de pregação e louvor, em execução desde 2008, aqui na cidade de São Paulo. Associados a esse Projeto temos dois ex-pastores de nossa igreja, Benedito Muniz e Luiz Gonzaga Leite, e uma equipe instrumental e vocal de Louvor.

Também estou envolvido com Encontro de Casais com Cristo, conhecido como ECC, e agora mais recentemente, com Evangelismo para infanto-juvenis.

Nessa estréia da Radio Moema ao vivo, a partir do site da igreja adventista de Moema, estamos inaugurando esse quadro chamado "Instantâneos do Reino". Serão alguns minutos, todas as sextas-feiras a partir das 20h, gotinhas de reflexão sobre o Evangelho do Reino. Conversa de sexta-feira à noite mesmo, na sala de casa, com parentes e amigos, para considerar as belezas do Evangelho de Cristo Jesus.

Quero dizer agora, qual é a nossa proposta para esse quadro, pra que fique bem claro o tipo de conversa que teremos aqui a cada semana. Esse não será um quadro tratando de assuntos doutrinários. Também não será um quadro ligado a assuntos que tem a ver com comportamento, com conduta cristã, o que é errado ou certo, o que se deve ou não fazer.

Não que essas coisas não sejam importantes, pois haverá certamente outros quadros na Rádio Moema tratando dessas matérias. No entanto, eu pessoalmente, tenho predileção por questões ligadas à parte devocional, ao relacionamento com Deus.

Até porque, penso que o Relacionamento é a determinante de coisas como obediência, ética cristã, comportamento e até mesmo disposição pra estudar assuntos doutrinários. Ou seja: o relacionamento é a causa. As outras coisas que eu citei, são importantes, têm o seu lugar, mas são frutos do Evangelho, são conseqüências de se viver mais perto de Deus.

Nesse caso, ao contrário da Aritmética, onde nas operações de Adição e Multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto, aqui altera completamente o resultado final. Colocar Comportamento e Doutrina na frente de Relacionamento, colocar mudança de vida na frente de Salvação, colocar Obediência na frente de Graça, trocar esses elementos preciosos de lugar, não vai dar bom resultado, podem ter certeza.

Mas agora ouçam: quando falei em "não dar bom resultado" eu não quis dizer que essa troca na ordem dos valores tira a salvação de alguém. Esse é um julgamento que não me pertence e nem tenho o direito de fazer. Quem sou eu para julgar que uma pessoa que, pela compreensão que tem, preze a obediência, as boas obras e o comportamento, mesmo acima da própria Graça, está perdida ou longe de Deus?

Mas uma coisa talvez eu possa dizer: com certeza, ao inverter os papéis, trocar as coisas de lugar, essa pessoa estará perdendo muito ou quase tudo da alegria da Salvação, da certeza e do conforto de haver sido salva tão somente pelos méritos de Cristo Jesus.

Vou dizer mais uma coisa pra vocês, muito interessante: se nós perguntarmos o que Cristo veio fazer aqui, quando resolveu morar entre os homens, haverá muitas e variadas respostas. Mas a que melhor me satisfaz é a seguinte: Jesus veio buscar relacionamentos. Veio restaurar relacionamentos. Do homem com seu semelhante; do homem com seu Deus.

Sendo assim, semanalmente estarei selecionando fatos do cotidiano, reflexões sobre cenas do Evangelho e incidentes bíblicos, e tecendo comentários, devocionais, conversando com os ouvintes de forma coloquial e descontraída, sem, absolutamente, ter a pretensão de ser dono da verdade ou estar dizendo coisas definitivas.

Minha única intenção é refletir junto com vocês, levá-los a pensar, a tirar suas próprias conclusões, a anotar e até mesmo a discordar de mim, claro, por que não?

Se quiserem me escrever, podem fazê-lo para:

ir@iasdmoema.org.br.

E aproveito para avisar: não pretendo polemizar, não vou jamais entrar em discussões teológicas ou doutrinárias, quero tão somente lhes trazer um pouco do conforto e da alegria que eu sinto quando leio a minha Bíblia e compreendo um pouquinho mais da Graça de Deus.

Nas próximas sextas-feiras estaremos ainda abordando alguns aspectos ligados a relacionamento com Deus. O que é relacionamento com Deus, o que é conhecer a Deus.

Desejo a todos vocês um sábado muito feliz, um domingo alegre e descontraído, e na seqüência, uma nova semana bem juntinhos ali, agarradinhos aos braços aconchegantes do Pai, num relacionamento seguro e constante, através da leitura da Bíblia, da oração e de uma disposição voluntária de servir e amar o seu semelhante.

Voltaremos a nos encontrar na próxima sexta-feira às 20h, se Deus quiser, e ele certamente há de querer. Sejam felizes!

Autor: Mário Jorge Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Esse Blog não se prestará a polêmicas doutrinárias, é apenas devocional. Você não precisa concordar comigo e pode dar sua opinião livremente, se não for agressiva nem fugir aos princípios de convivência cristã, será publicada.